15.10.14

Patrimônio e Identidade

Versión castellana: Patrimonio e Identidad ; English version: Cultural Heritage and Identity





Patrimônio e Identidade: O Resgate da Memória e a Formação da Identidade
Mariano Akerman
Centro de Estudos Bíblicos
Rio de Janeiro, Setembro-Outubro de 2014




Synclesia, 5775/2014.


Texto sagrado e arte hebraica
2 de Setembro

Não farás para ti escultura, nem imagen...
– Êxodo 20:4

Xeque à rainha: Ecclesia, Synagoga e a Rainha do Shabat
9 de Setembro

Só se vê bem com o coração,
o essencial é invisível aos olhos.

– Antoine de Saint-Éxupéry

Um tempo para tudo: alegorias da fé na arte visual européia
21 de Outubro

Povo cheio de fé, mas faltando luz
– Federico García Lorca



Alegorias da fé na arte visual européia

Utilizadas desde a antiguidade, as alegorias são figuras retóricas que pertencem ao campo da ficção, mas de forma alusiva; em geral, também, estão providas de atributos significativos. Basicamente, as alegorias transmitem conceitos abstratos, personificando a justiça, o amor, e a fé, entre outros.

Através de sua apresentação, Mariano Akerman explora a origem, a natureza e as implicações de algumas alegorias da fé que encontraram expressão na arte cristã a partir do século XIII para o século XX.

O autor examina o par teológico conhecido como Ecclesia et Synagoga (1250), também aquele representado na Fonte da Graça (1450), e diversas alegorias teológicas da fé, particularmente aquelas que são católicas e pertencem à tradição espanhola. Segundo Akerman, estas últimas têm suas origens em alegorias antigas e medievais: Fides, Justitia e Ecclesia, mas as alegorias espanholas apresentam uma particularidade que brilha pela sua ausência em suas homólogas européias.

Akerman finalmente examina as alegorias do Monumento do Sagrado Coração de Jesus em Madri (1914-1965) e estabelece uma ligação inesperada entre uma dessas alegorias e sua predecessora visual, cuja natureza –sem dúvida– é também puramente teológica.




Um tempo para tudo

Há um tempo para tudo debaixo do céu.

um tempo de calar-se e um tempo de falar.

um tempo para colocar uma venda sobre os olhos do próximo
e um tempo para colocar a venda nos nossos próprios olhos.

um tempo para indicar a cegueira do vizinho
e um tempo para reconhecer a cegueira própria.

um tempo para construir estereótipos
e um tempo para desconstruí-los.

um tempo para a manipulação e o delírio coletivo
e um tempo para o bom senso e a integridade.

um tempo para insistir sobre as diferenças
e um tempo para perceber as semelhanças.

um tempo de se afastar
e um tempo de reconciliar-se.



A oliveira florida


Recursos

Ecclesia et Synagoga
Las alegorías teológicas y sus atributos
El Prado desaforado
La llave del enigma
Cantar de los Cantares
Blindfold Collection
Venda y ojos cubiertos
Monumento al Sagrado Corazón de Jesús




• John M. Bugge, Virginitas: An Essay in the History of a Medieval Idea, International Archives of the History of Ideas 17, The Hague: Martinus Nijhoff, 1975, ch. III: Sponsa Christi, pp. 59-66.
• Bezalel Narkiss y Aliza Cohen-Mushlin, The Illumination of the Worms Mahzor: Description and Iconographical Study, 1985, pp. 79-89.
• Bartal, Ruth. "Medieval Images of Sacred Love: Jewish and Christian Perceptions," Assaph: Studies in Art History 2 (1996), 93-110; pdf.
• Sarit Shalev-Eyni, “Iconography of Love: Illustrations of Bride and Bridegroom in Ashkenazi Prayerbooks of the Thirteenth and Fourteenth Century,” Studies in Iconography 26, 2005, pp. 27-57.
• Simon Holloway, On Crowns and Pointy Hats, Davar Akher, Sydney, 1.1.2007
• Robert Michael, A History of Catholic Antisemitism: The Dark Side of the Church, Palgrave Macmillan, 2008, ch. 4: Medieval Deterioration.
• Brooke Falk Permenter, "To See or Not to See in the Middle Ages: Blind Jews in Christian Eyes", Vagantes Medieval Conference, 2010 (Medievalists).
• Katrin Kogman-Appel, A Mahzor from Worms: Art and Religion in a Medieval Jewish Community, Harvard UP, 2012.
• Laura Suzanne Lieber, A Vocabulary of Desire: The Song of Songs in the Early Synagogue, Leiden: Brill, 2014.



Ref. Educação | Palestras | Estudos Bíblicos | História da Arte

18 comments:

Vera Leira Parente said...

Mariano: seu trabalho nos proporciona excelentes oportunidades de refletir sobre temas muito interessantes, a partir das mensagens contidas nas obras de arte. Isso só é possível porque, com especial sensibilidade e uma pesquisa criteriosa e cuidadosa seleção de dados, você se dedica ao que faz, com empenho e seriedade. Parabéns, pelos resultados obtidos.
Vera Leira Parente.

Rebecca A Verween said...

Bonjour Mariano, J’ai trouvée super intéressant ! ... J’ ai pensé à ta présentation toute la soirée et j’en ai même fait quelque commentaires à mes copines.
Ce que j’aimerai faire avec toi, c’est prendre l’avion jusqu’à Gand, ma ville natale, pour aller flâner la ville et surtout toutes les belles cathédrales. Toi, tu seras mon guide et tu m’expliqueras bien de détails qui m’ont échapper depuis tellement de temps !
Ton texte hier m’a fait percevoir qu’il y a bien des choses à apprendre et comprendre.
Une excellente journée pour toi et à bien tôt j’espère.
Beijo,
Rebecca

Joan Pohl said...

Dear Mariano, just incredible work. Your talents shine through, the work you put into everything cannot be out done. Your work continues to exceed the previous. Love, Joan

Marcia Mello said...

Adorei.

NCL said...

Muy interesante. Mantiene la llama encendida. El texto sobre un tiempo para todo es muy profundo y, en portugués, suena muy dulce. ¡Que sigan los logros!

Katrin Kogman-Appel said...

Dear Mariano! What a very lovely surprise! Your made my day. And I can see from the website that you are thriving and I am happy to learn that. Fondly, Katrin

Maya Woscoff said...

Estás siempre en mi corazón. Besos, Maya

Ziva Maisels said...

The work that you are doing sounds very good. I think you are on to something true. Actually, what you have raised is very convincing. Ziva

Elisheva Revel said...

Mariano: You seem indeed to be into something original. Most friendly thoughts, Elisheva

M. Ohit said...

Fascinantes tópicos y muy interesantes imágenes.

Dana Peleg said...

You're great at lecturing. Congratulations Mariano querido!

Andy Morgan said...

Es una investigación completamente original y sumamente bien articulada. Gracias, Andy Morgan

Claudia Itkin said...

Probablemente el mundo de la cultura esté más que satisfecho con lo que hacés como historiador y arquitecto. Y, como todo lo que hacés, seguramente llevas en tus exposiciones esa cuota de excelencia que te caracteriza. Me encanta y, cuando entre las obras que presentás descubro algo artístico tuyo, mi alma se regocija, esa es tu marca, lo que te hace verdaderamente único para mí. Besote, Clau

Mónica Ottino said...

Querido Mariano: interesante material y deslumbrate descubrimiento. Un gran abrazo. Cariños y recuerdos de Mónica

Therezinha Privatti said...

O tema é interessantíssimo e instigante. Mariano o expõe com profundidade, de uma forma atraente, e nos direciona a um olhar mais atento. Parabéns pelo seu trabalho, Mariano! Que você possa compartilhar mais dele conosco.

Emmanuel said...

Cher Mariano,
Je viens de lire avec beaucoup de plaisir et de joie ton beau texte. Je suis heureux de constater que tu continues à donner des conférences et à voir que Rebecca s’est rendue à une de tes conférences. Elle t’a envoyé un e-mail très gentil.
Je me réjouis de te parler et t’embrasse bien fort.
Emmanuel

Marcia Mello said...

Boa noite Mariano
Gostaria de parabenizá-lo pela apresentação de ontem, mais uma vez bastante instigante e provocativa.
Em mim ficou reverberando a questão da fé cega, a alegoria da Ecclesia e a definição que diz que a verdadeira fé está naquilo que não se vê.
Att.
Marcia Mello

Adriana Pretzsch said...

¡Qué lindo tener una relación tan positiva y placentera con el trabajo! Eso es lo que tu tarea me transmite. Sos muy afortunado, o mejor dicho, sabes encontrar tu felicidad en lo que hacés. El mérito es todo tuyo, no es suerte.
¡Felicitaciones!
¡Besos, Mariano! Adriana